sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Descolorir para chegar no ruivo perfeito : Sim ou Não?

Oláááááá meninasssss,tudo bem?

Hoje eu vim discutir um tema muito polêmico, e que ainda gera muitas dúvidas, que é a necessidade de descolorir o cabelo antes de pintar, seja de ruivo ou de qualquer cor.
Bom, eu não aconselho a ninguém a descoloração, apenas se for para ficar loira, ou com mechas, porque a descoloração causa muitos danos ao cabelo. O que acontece?!

Funciona assim: a água oxigenada serve para abrir as cutículas do seu cabelo,por isso quanto maior o volume da ox, mais abertas estão as suas cutículas (e maior o risco de corte químico), e o pó descolorante - como o nome diz - serve para retirar todo e qualquer tipo de pigmento do seu cabelo, seja ele natural, ou químico (tintas), mas além de retirar esses pigmentos, acaba que retira todos os nutrientes e vitaminas que seu cabelo precisa para ficar saudável (lipídios,queratina...) e o cabelo pode acabar ficando elástico. Além desses problemas, notem que. como eu disse anteriormente, as cutículas são abertas, certo? É aí que está o problema para quem pretende tingir o cabelo após a descoloração.






Além de retirar tudo o que seu cabelo precisa para ficar saudável, ele deixa as suas cutículas abertas por muito tempo,precisando muito mais do que um mes de cronograma capilar para voltar ao estado saudável, e normalmente,assim que a pessoa descolore o cabelo (principalmente para ficar ruiva),com o intuito de pinta-lo para atingir um "melhor tom" ela quer pintar em seguida...ok,o problema não é pintar em seguida, mas no caso das ruivas (e vermelhas) existe outro problema que a maioria não sabe. É que a molécula das tintas vermelhas e ruivas sao ligeiramente maiores do que as moléculas das tintas pretas, castanhas e loiras,sendo assim,naturalmente essas tintas já tem uma dificuldade maior na penetração do fio,desbotando muito mais rápido do que as tintas  pretas, castanhas e loiras, imagina num cabelo descolorido?!?!?!?!

Eu sei que existem vários motivos para uma pessoa querer descolorir o cabelo antes de pintar,mas vou deixar aqui a minha solução para cada um deles. ok?

Motivo 1: Tenho uma tinta no cabelo que é mais escura do que o tom que eu quero no ruivo.
Sugestão: Você pode usar o decapkolor,que retira a maior parte do pigmento artificial do cabelo, e pode ser usado até duas vezes no mesmo dia, ou outro removedor de cor de outra marca que encontrar. Se não encontrar nenhum removedor de cor,você pode optar pelo soapcap, que é uma mistura de água, shampoo, pó descolorante e água oxigenada em quantidade suficiente para seu cabelo(mas sempre na medida 1:1) aplicado mecha a mecha e seu tempo de ação é no máximo 10 minutos, porque não queremos que ele descolora seu cabelo.




Motivo 2: Quero um ruivo bem clarinho.
Sugestão: Você pode misturar na sua tinta ruiva,uma tinta loira com o final ".3", por exemplo uma 9.3, que é loiro claro dourado, ou uma 10.3 (que é difícil de achar,mas tem) isso deixa o seu ruivo ainda mais claro. Se quiser ainda mais claro, use a tinta loira inteira e apenas metade da sua tinta ruiva, vai fazer com que fique ainda mais claro.


Motivo 3 : Quero clarear o meu ruivo.
Sugestão : Você pode esperar ele desbotar bem e pintar com o tom desejado,depois que desbotar seja o tom que for...vai pegar sim. Se for um tom muito mais escuro,você pode lavar com um anti-resíduos ate desbotar bem,e depois pintar com o tom desejado, ou também pode usar um removedor de cor.


Motivo 4: Tonalizei meu cabelo com anilina e me arrependi.
Sugestão: Você não precisa descolorir, isso é mito! Basta lavar bastante com anti-resíduos que o excesso da anilina sai e você pode pintar novamente. Lembrando que há casos que a anilina não permite que a tinta pegue no fio novamente, mas há casos (de pessoas incrivelmente sortudas) que a tinta pega, então faça um teste de mechas.


Motivo 5: Minha raíz abre mais que o comprimento.
Sugestão: Você pode pintar invertido. Por exemplo: o tempo de ação da sua tinta é 45 min. Você pinta primeiro o comprimento e deixa agir por 30 minutos, depois pinta a raiz e deixa agir 15 minutos, assim a tinta vai agir mais no comprimento e menos na raíz, igualando os tons. As vezes isso não funciona, então recomento que faça o mesmo processo, mas com ox diferentes, uma de volume 30 no comprimento e outra de volume 20 na raíz.


Se você já descoloriu, o que resta é fazer uma pré pigmentação no seu cabelo,e isso consiste em pintar as partes descoloridas da sua cor natural e depois pintar da cor desejada. Mas se você já descoloriu e pintou de ruivo, espere desbotar ao máximo e depois faça a pré pigmentação. E nunca se esqueçam de que o Cronograma Capilar vai diminuir os efeitos das químicas no seu cabelo,seja descoloração ou tintura... SEMPRE façam, ok?



Beijos, Alexia <3










2 comentários:

  1. Muiiito bom, parabéns Ale por suas colocações e por ajudar tantas meninas a chegar no ruivo que tanto desejam sem sacrificar a saúde dos seus cabelos <3

    ResponderExcluir
  2. Oi só pra resumir meu cabelo era castanho medio natural com luzes nas pontas, usei a tinta da Vita Derm 8.4 com emulsão 20, porém meu cabelo ficou um castanho avermelhado, queria que ele ficasse um ruivo acobreado ou larajinha, me deram a dica de usar a Igora L.57 com ox 40, para clarear quero saber se clareia mesmo? Também me disseram para fazer um Decap Color ou Soap Cap para tirar a tinta e passar outra, mas eu não queria fazer esse procedimentos pois meu cabelo esta muito danificado me ajudem.

    ResponderExcluir